EDUCAR PARA TRANSFORMAR.



"EDUCAÇÃO NÃO TRANSFORMA O MUNDO. EDUCAÇÃO MUDA AS PESSOAS. PESSOAS TRANSFORMAM O MUNDO".
(PAULO FREIRE)

PLANO DE AÇÃO

1º E 2º TRIMESTRES


TEMA: CIDADANIA: Bem Viver é Meu Querer!


NECESSIDADES: A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza está localizada no bairro Santa Rita que apresenta ainda deficiências no saneamento básico, algumas famílias desestruturadas, com pouca proximidade para com as atividades escolares além de problemas sociais que vão desde o alcoolismo até o subemprego, entre outros. Diante disso, o tema proposto procurará evidenciar quais ações possam ser intermediadas pela escola, a fim de amenizar e/ou sensibilizar a comunidade local para tais necessidades?


JUSTIFICATIVA
O exercício efetivo da cidadania é necessário para observar o crescimento de uma comunidade, nesse sentido temos observado em nossa escola a necessidade de trabalhar e promover momentos de reflexão sobre esse assunto enfocando alguns aspectos que influenciam no desenvolvimento do educando, tanto cognitiva como socialmente.
Ao fazermos uma análise conjuntural observamos que há a participação da maioria das famílias em relação as atividades desenvolvidas na escola e também com a aprendizagem do aluno. Há uma grande demonstração de afeto por parte dos alunos em relação a equipe da escola, além disso, alguns pais veem a escola como referência para a comunidade.
No entanto, há alunos que fazem parte de um circulo familiar desestruturado e que necessitam de um olhar especial para ajudar a superar e compreender a situação vivenciada. Por exemplo, observamos inúmeros problemas sociais, como: alcoolismo, violência doméstica, pobreza, baixa escolaridade, desemprego, entre outros, e é através do tema e de atividades elencadas no Plano de Ação que estaremos sensibilizando a comunidade para minimizar esses problemas para melhorar o convívio na escola, família e comunidade.


OBJETIVO GERAL
Promover momentos de reflexão sobre a realidade em que os educandos estão inseridos, oportunizando trocas de experiências e aprendizados, a fim de integrar e intermediar práticas de respeito mútuo, socialização de saberes e melhora nas condições de vida.


3º TRIMESTRE

TEMA: Leitura: prazer e conhecimento em todo lugar...

NECESSIDADES: Percebe-se uma grande dificuldade quanto a compreensão oral e escrita. Interpretar textos dos mais diversos, como: histórias, problemas matemáticos, frases, torna-se uma proposta, muitas vezes insignificante para os educandos, uma vez que a leitura, pelo que se observa, não é um hábito para a maioria das famílias que fazem parte da escola. Devido a isso, como o tema proposto trará as famílias com seus alunos para o mundo da leitura imaginária e real?

JUSTIFICATIVA:
            A leitura está presente em todas as etapas do desenvolvimento de uma criança até a sua vida adulta e segue por toda a vida. Para alguns, ela é bem mais presente do que para outros. O que importa é que o ser humano deve ter presente sobre o significado e a importância de desenvolver o hábito de ler.
            O leitor deve estar envolvido pelo texto que lê. A leitura deve aguçar a curiosidade e a imaginação. Por isso a importância de possibilitar vários tipos de leitura – textos- para os alunos na escola e em casa.
Nessa perspectiva, através do plano de ação “Leitura: prazer e conhecimento em todo lugar...”, pretende-se que os educandos não somente aprendam os conteúdos e muito menos a alfabetização – pura e simples, apesar de imprescindível. Mas que percebam, juntamente com suas famílias, a necessidade de ler para compreender o mundo. Ler o mundo e, consequentemente, ter uma melhor aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver ações na escola e com as famílias que estimulem a leitura em todos os seus aspectos.